sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Taiwan, doce Taiwan

Vi um filme interessante, e de graça, dia desses: "The hole". Descobri que Taiwan é uma Copacabana úmida como a Amazônia e cercada de asiáticos por todos os lados. A história se passa num prédio do tipo Edifício Master (aliás, se você não viu o documentário sobre esse lugar surreal de Copa, não sabe o que está perdendo). Cai uma chuva torrencial, surge uma epidemia estranha e os moradores precisam deixar o prédio. Mas alguns resolvem ficar, contrariando as autoridades. Soa familiar?
Um desses caras é um magrelo que trabalha numa vendinha, bebe sem parar e só anda de cueca em casa. Ele mora em cima de uma mulher solitária, batalhadora e neurótica. Um encanador aparece no apartamento do cueca, abre um buraco no chão à procura de vazamento e vai embora, prometendo voltar já, já. Desaparece, como qualquer brasileiro poderia imaginar.
Entre o cueca e a neurótica, fica o tal buraco do título. A chuva não pára, as paredes mofam, a epidemia se espalha e... bem, não vou contar. Vai que você viaja para Taiwan, passa na locadora e pega "The hole".
Lembra que, no ano passado, vimos alguns sucessos de Hong Kong no mesmo museu? Não, né? Eu também não lembrava. Mas adorei "The hole" e já estou me programando, porque vão apresentar mais filmes de Taiwan e da Índia agora na primavera e de outros lugares distantes no verão. Cinema exótico é a maior - e mais surpreendente - diversão. Delícia!

Sem comentários: